O que a pinça de freio faz?

Substituição da pinça de freio Vancouver Wa

Problemas com a pinça de freio? Para entender a função de uma pinça de freio, os motoristas precisam primeiro entender como os freios a disco do veículo funcionam. Quando os motoristas pressionam o pedal do freio com o pé, o veículo transforma energia cinética (rodas do carro girando) em energia térmica (por meio do atrito). Pressione o pedal do freio, então o servofreio amplifica essa força.

Então, o servofreio transmite a força para um pistão dentro do cilindro mestre, que força o fluido de freio para fora de si mesmo, para as linhas de freio que vão para cada roda. O fluido de freio então ativa os freios, forçando a pinça de freio a apertar o disco e desacelerar o veículo. A pinça de freio aperta as pastilhas de freio em direção ao disco de metal até que o veículo desacelere.

Quer mais informações sobre pastilhas e sapatas de freio? Rotores e tambores? Visite nossa página de Reparo de Freio para saber mais sobre o sistema de freio do seu veículo e o que podemos fazer para ajudar quando você precisar de reparos.

Cinco sinais de que você precisa consertar a pinça de freio

Ao contrário das pastilhas de freio, que se desgastam com o tempo com o uso normal, as pinças de freio devem durar a vida útil do veículo. No entanto, às vezes isso não acontece. Se a pinça de freio falhar, as pastilhas de freio se desgastam mais rápido do que o normal.

1. O veículo puxa para um lado ao dirigir ou frear

O carro parece puxar ou virar para um lado enquanto o veículo está em operação? A pinça de freio contém pistões que se movem para dentro e para fora devido à pressão hidráulica do cilindro mestre. Se os pistões congelam devido a detritos ou corrosão, as pastilhas de freio não conseguirão liberar o rotor ou não entrarão em contato com o rotor. No primeiro caso, o carro puxará para o lado onde está a pinça danificada. Se a pastilha de freio não entrar em contato com o rotor, o veículo se afastará do lado danificado. Isso pode acontecer quando os freios são aplicados ou durante a operação normal.

2. Ruídos agudos de guincho ou atrito metálico

Outro sintoma de uma pinça de freio travada ou congelada é um ruído que emana da parte danificada. Esse som, se for devido às pinças de freio e não às pastilhas de freio, ocorrerá durante a condução, enquanto problemas com as pastilhas de freio causarão um ruído quando o motorista aplicar os freios. Certifique-se de levar o veículo a uma oficina mecânica o mais rápido possível, pois uma pinça congelada ou presa pode eventualmente fazer com que os freios travem completamente.

3. Pastilhas de freio se desgastam de forma desigual

Se parecer que as pastilhas de freio de um lado do veículo são mais finas do que do outro lado, é possível que a pinça de freio esteja com defeito. Leve o veículo a uma oficina mecânica e peça para um técnico treinado dar uma olhada no problema.

4. Vazamento de fluido de freio no chão dentro dos pneus

Os sistemas de freio modernos usam pressão hidráulica para operar. Se a pinça vazar, os motoristas podem notar uma mancha oleosa no chão dentro do pneu. No entanto, isso pode não ser a pinça. Consulte um técnico treinado para diagnosticar e reparar o problema corretamente.

5. Som de batida

Este sintoma é muito menos comum do que os outros, mas é possível que o suporte que segura a pinça de freio no lugar esteja com defeito. Nesses casos, o suporte quebrado causa um som alto de batida durante a operação. Se isso acontecer, não dirija o veículo. Os freios podem travar completamente, o que coloca o motorista e outros em risco de ferimentos graves.

O que faz a pinça de freio travar?

Os sintomas acima indicam uma pinça de freio presa ou com defeito. No entanto, o que faz a pinça de freio travar nessas situações?

Corrediças de paquímetro

Pinças de freio perto de mim Vancouver Wa

A pinça de freio tem ranhuras que seguram as pastilhas de freio. As pastilhas de freio deslizam para dentro quando o motorista pressiona o pedal do freio e deslizam para fora quando o motorista solta o freio. Se as pastilhas de freio ficarem presas nas ranhuras, os motoristas podem ter dificuldade para parar. As pastilhas de freio podem ficar presas devido a detritos, mas se a limpeza das ranhuras não resolver o problema, é possível que as próprias ranhuras se desgastam. Se esse for o caso, as pinças podem precisar de uma substituição completa.

Parafusos de pinça

Os parafusos da pinça de freio também têm slides. Os slides têm capas de borracha para mantê-los bem lubrificados. No entanto, às vezes as capas de borracha rasgam, o que faz com que os parafusos sequem. Se isso acontecer, os freios podem travar. Peça para um técnico licenciado dar uma olhada no conjunto do freio para determinar se os parafusos precisam de recondicionamento ou substituição.

Pistão de pinça

O pistão da pinça pode ser o culpado. Assim como os parafusos, o pistão da pinça tem uma capa de borracha ao redor para protegê-lo e lubrificá-lo. Se a capa de borracha rasgar, ferrugem e outros detritos se acumulam lentamente dentro do pistão. Nesse caso, a pinça de freio pode emperrar. Se esse for o problema, é provável que todo o conjunto da pinça de freio precise ser substituído.

Mangueira de freio

Às vezes, a mangueira de freio de um veículo se desgasta. Se isso acontecer, é possível que o fluido de freio flua apenas em uma direção, fazendo com que as pastilhas de freio desaceleram o veículo. No entanto, quando o motorista não aplica os freios, o fluido não consegue fluir na direção oposta, resultando em uma pinça presa. Esse problema é difícil de diagnosticar, mas um profissional experiente deve ser capaz de isolar o problema com a pinça de freio.

Como evitar uma pinça de freio presa

Cuide dos freios do veículo. Certifique-se de substituir as pastilhas de freio e completar o fluido de freio quando necessário. Certifique-se de levar o veículo a uma oficina mecânica se surgirem problemas com a pinça de freio.